Mês do Cliente: até 50% de desconto na Insider com o cupom MANUALDOUSUARIO

Adeus ao fediverso

Em dezembro de 2023, este blog ingressou no fediverso. Graças a um plugin do WordPress, o publicador usado no Manual, passou a ser possível acompanhar as novidades daqui sem sair do Mastodon, Pleroma, GoToSocial ou qualquer outra aplicação compatível com o protocolo.

Nesses quase dois anos, o plugin evoluiu bastante. E vai evoluir mais, a julgar pelo planejamento dos desenvolvedores, a ponto de — se tudo correr bem — no futuro ser possível transformar blogs em atores completos no fediverso.

Apesar disso, pretendo remover o suporte ao ActivityPub em breve. Eis os motivos.

***

A situação, hoje, é um pouco complicada. A implementação funciona, mas é confusa. Um exemplo básico. Não existe uma página do “perfil” do Manual no fediverso. O que faz sentido: o próprio blog é a presença na web. O que não faz sentido é como alguém, acostumado ao funcionamento de outras plataformas sociais e ao próprio Mastodon, encontra o blog no fediverso sem um botão “Seguir” para apertar.

(A solução é usar a busca ou dar um jeito de seguir @blog@manualdousuario.net. Até para mim é meio complicado e muito desengonçado.)

Outro, mais técnico e pior, é que o ActivityPub é um modelo de distribuição, não de acesso à informação. Como explicou o Rob Shearer:

O aspecto técnico importante é que o ActivityPub é (entre outras coisas) um protocolo para uma instância dizer a outra “estou interessada nos seguintes tipos de postagens suas, então por favor me envie quando você ver alguma” e para que a outra instância periodicamente diga “aqui estão algumas postagens que te interessam”. Obviamente, há muitos detalhes técnicos, mas o que importa é que não é (principalmente) um mecanismo de acesso a informações remotas; é uma forma de distribuir dados de maneira assíncrona para que os dados estejam disponíveis localmente.

É uma distinção sutil, mas suficiente para separar plataformas sociais de blogs. Esses já são “sociais” por natureza (comentários) e têm canais de distribuição estabelecidos (RSS).

Na prática, a natureza distributiva do ActivityPub replica o conteúdo em uma infinidade de servidores (todos em que alguém siga o blog), o que, se não chega a ser um problema aqui, é no mínimo ineficiente.

***

Diante disso, e do fato de que pouca gente segue e quase ninguém interage via ActivityPub, há alguns meses tenho cogitado tirar o blog do Manual do fediverso. Segurei os planos porque, até o final de agosto, não havia uma maneira de fazê-lo. Foi apenas na versão 7.3.0, lançada no dia 28, que o plugin ganhou um recurso de autodestruição.

Esse recurso é importante para avisar outros servidores de que o Manual não está mais no fediverso. É a maneira formal, correta, de dar adeus ao fediverso, para tirar os perfis e pedir aos outros servidores que não “peçam” mais os posts daqui.

Imagino que algumas pessoas tenham se acostumado a acompanhar o Manual pelo ActivityPub. Por isso, estou publicando este aviso com antecedência, para que a mensagem chegue a quem interessar. O suporte ao ActivityPub será desativado na próxima sexta (26/9). Deixo o convite, aos que quiserem, para me acompanhar no fediverso pelo meu perfil no Mastodon, o @manualdousuario@mastodon.social. Repercuto quase tudo que sai no Manual por lá.

Junte-se a +6,4 mil pessoas e inscreva-se para receber a newsletter gratuita:

Outras formas de acompanhar o Manual: Bluesky, LinkedIn, Mastodon, Telegram, Threads, WhatsApp, X.com, notificações push, Feed RSS

14 comentários

  1. Eu confesso que não entendi essa decisão… Se a integração não trazia muita vantagem, pelo jeito também não trazia prejuízo. Então por que não deixar do jeito que estava e agradar aqueles que acessam dessa forma?

    O fediverso ainda é pouco conhecido, mas a tendência é que ele cresça e melhore quanto mais o tempo passa.

  2. Confesso que nunca entendi a entrada de blogs com texto completo no fediverso. Sempre me pareceu que os blogs enquanto um site que já está publicado na web aberta, utilizar um protocolo adicional era entrar em uma rede que, mesmo livre e federada, tem mais restrições do que a plataforma original.

    Quando a ideia é apenas compartilhar links para os posts, aí entendo a estratégia de divulgação e conquistar mais fluxo para o blog em si.

    Dito isso, uma dúvida – os comentários via Mastodon também serão descontinuados com a desativação do plugin?

    1. Dito isso, uma dúvida – os comentários via Mastodon também serão descontinuados com a desativação do plugin?

      Sim. É outra funcionalidade do plugin. Não sei se os já publicados permanecerão aqui. Descobriremos na próxima sexta.

  3. Eu seguia o blog pelo Fediverso (antes do bug no vivaldi), mas como você já estava postando tudo pela conta do mastodon acabava ficando meio redundante, eu acho muito legal responder do Fediverso, então eu respondia por lá também, além de por lá eu ser notificado que fui respondido, mas isso é raro de acontecer então tudo bem. Também gosto da ideia de que quando uma postagem tem o @ de alguém do fediverso as pessoas lá são notificadas (de novo, raro de você usar isso então tudo bem).

    Também abria postagens pelo mastodon para responder de lá as vezes, mas é mais porque era legal.

    Não entendo por quê o rss fica e o activityPub não (mas tudo bem, estava redundante), o activityPub não é um RSS com esteroides? (Não estava lendo pelo Fediverso já que você configurou para ter um resumo e o link do blog)

    Se no lado do blog tivesse algumas funções que mostrassem que o blog é um membro do Fediverso isso poderia deixar as coisas menos confusas de fato, uma página perfil/sobre iria ser bacana, espero que quando o plugin amadurecer mais seja legal o suficiente para ser reativado.

      1. O plugin que usava bugou, acho que por conta da Cloudflare. Vou testar novamente; faz algumas semanas desativei a Cloudflare aqui.

  4. eu leio o blog por rss, mas abro os posts que quero comentar.

    1. Eu estou nessa também. Estou acumulando muitos posts, não dou conta. Mas acho que condiz com o espírito do blog, slow web, sou o público alvo rs.
      As vezes entro direto no navegador pra ver as postagens mais quentes.

  5. Não é preciso haver uma “página de perfil” para que o ator tenha suas atividades acompanhadas por outro. Ao menos em implementações mais genéricas do protocolo #ActivityPub, como no #SNAC: com cada publicação, este apresenta um botão que possibilita acompanhar ou parar de acompanhar as atividades do ator.

    Não entendi qual seria o dano de manter a disponibilidade do conteúdo por esse protocolo, ainda que não funcione exatamente como tenha imaginado antes.

    É realmente necessário ter ampla audiência para mantê-lo ligado? RSS tem público suficiente para justificar isso? Nessa lógica, não teria certeza nem se o esforço de manter conteúdo na Web aberta seria suficiente, atualmente. A busca pela máxima audiência acaba aumentando o potencial de nos rendermos à #BigTech.

    A concentração no servidor mastodon.social também é, infelizmente, uma maneira não saudável de reforçar seu domínio da Federação em torno do ActivityPub, gerando uma “instância” grande demais para ser eventualmente desfederada, bem como de seu software específico perante o protocolo. Sugerimos que migrem para algum servidor entre tantos geridos por pessoas brasileiras. Sintam-se convidades para #Ayom, tanto para microblogue Mastodon quanto para o Lemmy.

    Enfim, se a decisão de retirar o blogue for definitiva, lamentamos desde já que não teremos mais uma fonte direta de excelente conteúdo em meio às demais atividades que acompanhamos por aqui.

    CC: @blog@manualdousuario.net @manualdousuario@mastodon.social

    1. Estou ciente de que a “página de perfil” é dispensável, daltux. E que, no caso do WordPress com o plugin ActivityPub, a “página de perfil” é o próprio blog. E é isso que acho confuso, ou que soa confuso às pessoas: a “dupla função” do blog, que não tem cara nem botões óbvios para ser seguido no fediverso.

      Não entendi qual seria o dano de manter a disponibilidade do conteúdo por esse protocolo, ainda que não funcione exatamente como tenha imaginado antes.

      É ineficiente. Para certas aplicações, como microblogs e instâncias com múltiplos usuários, acho que faz sentido. Para um blog em que só uma pessoa publica, um link no fediverso de um perfil do autor me parece… melhor. Este blog está sempre aberto, acessível e carrega rápido. Distribuir o conteúdo direto no fediverso é mais conveniente para quem o acompanha por lá, mas reduz o valor do link e a diversidade de domínios/sites — para que acessar o Manual diretamente, se o conteúdo está todo na timeline do Mastodon?

      O RSS é outro método de distribuição, com diferenças fundamentais. A principal é que o conteúdo é oferecido sempre da mesma fonte, do próprio blog, ou seja, é mais eficiente. Não sei quantas pessoas leem o Manual por RSS (que entrega os posts completos); quanto mais gente acompanhar o blog por lá, melhor!

      Talvez eu esteja vendo a coisa toda por um prisma errado, e agradeço — se for o caso — se puder apontar meus equívocos.

      1. Não consegui carregar o comentário do comentário pelo ActivityPub para respondê-lo pelo SNAC! 😛

        Agora entendi que o desejo é concentrar a leitura na página original. Havendo esse intuito, aí compreendo fazer sentido escrever algo no microblogue sobre as publicações do blogue com ligações para elas.

        Mesmo sem essa preocupação, eu também enfrento dilemas parecidos quando posto no blogue movido por WriteFreely bem antigo da Ayom. Diferentemente do que ocorre aqui no Wordpress e acredito que seja diferente recentemente no próprio WriteFreely, aquela versão antiga não exibe nem trata quaisquer respostas, então às vezes eu acabo achando mais interessante postar no Lemmy, que permite debate e outros tipos de interação tanto lá mesmo quanto por Mastodon etc.

        Compreendida a questão, mantenho a sugestão de migrar o perfil de Mastodon.social. Aliás, a experiência acaba sendo mais intensa nas comunidades brasileiras.

        1. Passei por algumas instâncias brasileiras antes de parar na .social e enfrentei alguns dilemas. O principal deles foi a “desfederação” (bloqueio) de outras instâncias sem aviso prévio e por motivos de que discordei na época. Você já deve saber, mas quando isso acontece o Mastodon quebra todos os vínculos entre as instâncias bloqueadas e, se no futuro elas removem o bloqueio, os vínculos não são restaurados.

          Em resumo, cansei do #fedidrama e resolvi ir para a .social, onde esse tipo de evento é raríssimo.

Promoções e descontos


Ao comprar pelos links acima, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. Os preços não se alteram para você.