Mês do Cliente: até 50% de desconto na Insider com o cupom MANUALDOUSUARIO

Markdown no Bloco de notas do Windows 11

Minha reação instintiva à notícia de que o Bloco de Notas do Windows 11 ganhou suporte à formatação de texto foi de rechaçá-la. Que blasfêmia! Lendo a notícia, porém, pareceu-me algo interessante: a formatação é via Markdown, dá para alternar entre texto formatado e puro clicando em um botão e, o mais importante, desabilitar a formatação por completo nas configurações do app.

(É por essas e outras que é sempre bom ler além do título da notícia. O do blog da Microsoft que anunciou este recurso, por exemplo, não menciona Markdown, o que me fez esperar pelo pior.)

O Editor de Texto, bloco de notas do macOS, oferece formatação rica (formato *.rtf). É horrível. Acho que só a uso quando abro o aplicativo pela primeira vez após reinstalar o sistema ou ao ligar um computador novo. Minha primeira atitude é trocar o padrão para texto puro, nas configurações.

Dito isso, adoraria que o Editor de Texto do macOS tivesse suporte nativo a Markdown, nem que fosse apenas um destaque de sintaxe, ou seja, sem a renderização da formatação.

Voltando ao Bloco de Notas do Windows, soube que a versão que vem sendo atualizada pela Microsoft com coisas legais (Markdown) e questionáveis (Copilot/IA) nos últimos três anos é, na real, um aplicativo novo. E que o antigo, aquele que passou mais de duas décadas abandonado pela Microsoft, continua acessível em C:\windows\system32\notepad.exe. E que se o novo for desinstalado, o antigo vira padrão automaticamente. É bom ter um becape quando grandes mudanças atingem um software até então confiável.

(Pelo menos é oque diz este comentarista do Ars Technica. Não tenho um PC com Windows para verificar as informações.)

Junte-se a +6,4 mil pessoas e inscreva-se para receber a newsletter gratuita:

Outras formas de acompanhar o Manual: Bluesky, LinkedIn, Mastodon, Telegram, Threads, WhatsApp, X.com, notificações push, Feed RSS

15 comentários

  1. Aqui eu uso notepad pra remover formatação de textos antes de colar em outro lugar. Com a implementação de markdown talvez eu volte a utilizá-lo com mais frequência, em substituição ao Notion, que migrei a pouco tempo, mas parece ser meio overkill para meu uso.

    Essa forma de implementação de novidades da MS é estranha, né? O app novo tá aí pra usar, mas quem quiser pode usar o antigo também. E com isso adeus consistência do design (dependendo de onde clicar, hoje, 25 anos depois, você pode achar janelas com design do windows xp)

    PS: Recentemente conheci o https://notepad.js.org/ – Seu armazenamento é offline, no próprio browser, mas é um app de notas super interessante e dependendo do seu uso pode substituir o notepad do windows.

    1. André,
      Faço o mesmo tipo de uso do notepad, porém a única ressalva é que ele não tinha recuperação de dados. Sofri diversas vezes porque utilizava também como nota rápida, e quando acabava a luz, bye bye tristeza.

      Me interessei por este notepad via browser. Você sabe se ele deixa salvo as informações no cache do browser, caso o navegador travar e fechar/reiniciar?

    2. Eu não manjo nada, mas aprendi a colar texto com ctrl+shift+v em navegadores pelo menos e sempre elimina qualquer formatação. Não sei se se aplica ao sistema como um toldo

  2. O Copilot é só desativar. Literalmente um toogle button. Mas concordo que o correto (como se isso existisse no capitalismo) é deixar opt-in e não opt-out.

    1. Acho um milagre, que não sei até quando vai durar, que o Apple Intelligence seja opt-in. O pedido de ativação reaparece em cada atualização do macOS, mas até agora a minha negativa tem sido respeitada.

    2. Opa, valeu! Não sabia dessa opção. Tá faltando uma opção dessa também no Paint.

  3. A Microsoft acabou com o WordPad porque as pessoas usavam o Bloco de Notas. Agora o bloco de Notas está virando um “WordPad 2”

    1. Prefiro o WordPad por ser mais completo que o Bloco de Notas, além de ser a minha alternativa ao Word.
      Só usava o Bloco de Notas para tirar a formatação do texto de forma rápida antes de colar do Word ou Excel.

  4. Não consegui executar o notepad antigo aqui no meu Windows 11.
    O comando que você citou abre a versão nova.

    1. Ah poxa, que pena… talvez se pegar o executável (notepad.exe) de uma versão antiga do Windows e migrá-lo para o Windows 11 funcione? Até onde sei, é um executável isolado, sem dependências do sistema operacional.

  5. Não sei se não li direito ou se não fala, mas me ficou uma dúvida.

    Isso vem pra versão estável, eu uso a edição em Markdown e alguém abre o arquivo. Essa pessoa verá a formatação ou terá que alterar para o texto formatado e caso não faça ideia disso fica com o texto “cheio de lixo” ou uma vez configurada a opção fica associada ao arquivo?

    Imagina a confusão que isso pode virar.

    Não acredito que o Bloco de Notas seja tão amplamente usado para causar tanto porblema, mas me levantou essa dúvida.

    1. Markdown é texto puro, na real. É o grande lance: aplicar formatação ao texto puro de um modo “retrocompatível” com qualquer editor de texto.

      Se alguém abrir um arquivo formatado em Markdown em um editor que não renderiza Markdown (como o Bloco de Notas anterior a essa atualização), verá o texto puro com as marcações do Markdown, como **estas** para negrito.

      1. Então, ao abrir o arquivo se não estiver com a opção de ler o Markdown ativada veremos um arquivo “todo poluído” e quem não conhece fica sem entender nada, capaz até de “limpar” o arquivo tirando toda a configuração.

        O ideal que ficasse “salvo” que o arquivo está com Markdoen para abri-lo corretamente, mas se for um notepad de versão anterior, faz o que? Não abre?

        A ideia e ótima, mas gera algumas questões que me parecem estar contra a corrente da simplicidade do programa.

  6. Gostei da novidade do Markdown. E mais ainda de saber que o antigo notepad está disponível, em último caso. Apesar de o atual continuar leve e com melhorias que me adaptei bem: abas e manter o texto sem salvar.

    1. Concordo! Contudo, o NotePad é menos funcional que o WordPad.

Promoções e descontos


Ao comprar pelos links acima, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. Os preços não se alteram para você.