Mês do Cliente: até 50% de desconto na Insider com o cupom MANUALDOUSUARIO

O que tem no seu celular, João?

Nota do editor: Toda semana, publico a tela inicial do celular de alguém que lê o blog. Quer participar? Preencha este formulário. Quer mais? Acesse o arquivo. Todos os links de apps levam à App Store, Play Store ou F-Droid.

Qual o seu nome e o que você faz?

Me chamo João e sou designer e fotógrafo há pelo menos 20 anos. Gosto muito de tecnologia.

Qual celular e sistema operacional você usa?

iOS, iPhone 15 Pro.

Três prints do iOS do João Paulo Bernardes Siva.
Clique para ampliar.

Fale um pouco do seu papel de parede.

É um abstrato peguei do @miboso__ no X. O cara tem várias artes legais.

Por que a sua tela inicial é do jeito que é?

A minha tela inicial é o que eu acho mais prático e que uso mais direto. A tela em seguida é uma mistura de widgets e apps que variam de vez em quando.

Eu to aprendendo alemão, então alterei o idioma do sistema pra me forçar. É bem difícil, já estou com ele um ano assim e ainda não me acostumei.

O widget do tempo é imprescindível pra mim, o Project Indigo tá top demais, muito além câmera do iPhone, pena que é da Adobe e provavelmente logo vão cobrar R$ 99 por mês.

O Image Sync que eu uso pra copiar as fotos da minha camera e o Blackmagic Camera estão ali porque vou viajar de férias na semana que vem e pretendo usar bastante eles!

Qual é a dos widgets?

  • Bring: É um app de lista de mercado. Ele é gratuito, e é muito bom pra quem mora com alguém. Os dois conseguem acessar a mesma lista. Eu não consigo entender como ele é gratuito! É bem bonitinho e organizado. E muito prático!
  • Duolingo: Uma bosta!
  • Locket: É legal pra compartilhar momentos cotidianos com alguém especial, um amigo.

Quais os aplicativos que você mais usa?

Notas do iOS. Anoto tudo lá. Receitas, ideias, pensamentos, rascunhos. Sempre usei. Tentei por um ano mudar para o Obsidian, para ser mais “produtivo”, mas no fim achei meio demais, “desmigrei” tudo de volta ao Notas e to ali.

Conexo, jogo todo dia. E o Liit, para edição de fotos.

Qual o aplicativo mais obscuro/estranho/surpreendente que você usa e gostaria que mais gente conhecesse?

O Liit, esse “Tinder rosa” ali, é um app de edição de fotos com os filtrinhos, mesma coisa de sempre, porém ele tem a opção de importar LUTs. O que facilita muito o compartilhamento de filtros legais na internet.

Junte-se a +6,4 mil pessoas e inscreva-se para receber a newsletter gratuita:

Outras formas de acompanhar o Manual: Bluesky, LinkedIn, Mastodon, Telegram, Threads, WhatsApp, X.com, notificações push, Feed RSS

8 comentários

  1. Fiquei interessado no Liit, tem alguma comunidade ou grupo que compartilham os LUTs?

  2. Mais um usuário do Bring! aqui. Realmente é um primor!

    Achei interessante a proposta do Locket. Não conhecia.

    1. Bring! é mesmo muito útil. Minha esposa adora e olha que ela não gosta de apps no celular kkkk.
      Como temos uma certa rotina alimentar, rapidamente fica fácil utilizar ele, já que os itens que foram adicionados, quando você marca como comprados, ficam logo a mão para serem remarcados como faltantes. É muito útil mesmo.

      Aqui não usamos widget dele, porque as idas ao mercado são pontuais.

  3. Eu uso o Bring também, mas no Android.

    Bem feito demais, também não entendo (mas espero que continue assim) como algo tão bem feito e com boas funções consegue se manter grátis.

  4. “Duolingo: Uma bosta!”

    fiquei curioso com isso. se é ruim, porque usas?

    1. Não sei dizer. Eu tentei outros, mas são piores. É tipo um vicio mesmo eu acho. Porque quero aprender o idioma, mas os outros apps que usei não rolou. Analisando agora enquanto escrevo, é que o Duolingo te dá a sensação de aprender (levemente) mesmo usando só 3 minutos por dia. Enquanto outros apps em que provavelmente eu aprenderia mais, eu precisaria estudar mais. Dai, fica nisso. Mas quando acabar minha assinatura vou parar!

      1. Eu pessoalmente uso o Duolingo mais como um “Cartão de estudos”. Dá para revisar alguns conceitos e praticar “semântica simples” enquanto espero na fila do banco, por exemplo.

        Mas concordo que para ser o principal meio de aprender, é péssimo. Mesmo com todo o esforço em pautar seus métodos nas teorias de aprendizagem mais consolidadas.

        No meu caso é ainda pior pois estudo Esperanto e quem cria esse curso é a IA deles (eles mesmo disseran isso em um dos textos do blog oficial). Falta muito coisa que tem em outros idiomas, como no Inglês, por exemplo (tipo aquele resumo da seção com regras, dicas e exemplos).

        Mas se usarmos ele cientes de que é apenas para prática simples e revisão, ele é bom aplicativo.

      2. Real que consegui me virar no inglês na minha última viagem por causa do que aprendi no Duolingo. rs

        Pode parecer uma metodologia “rasa”, mas é uma base boa.

        Ah! Agora também estou aprendendo o básico de xadrez e música por lá.

Promoções e descontos


Ao comprar pelos links acima, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. Os preços não se alteram para você.