O que tem no seu celular, Pedro?
Nota do editor: Toda semana, publico a tela inicial do celular de alguém que lê o blog. Quer participar? Preencha este formulário. Quer mais? Acesse o arquivo. Todos os links de apps levam à App Store, Play Store ou F-Droid.
Qual o seu nome e o que você faz?
Tenho 40 anos, moro em São Paulo, capital. Gosto de passar meu tempo vendo séries e filmes, passeando em sebos e antiquários. Estudei engenharia civil no Rio de Janeiro, trabalho com projetos rodoviários e ferroviários.
Qual celular e sistema operacional você usa?
Galaxy S24, Android 15 com OneUI 7.
Fale um pouco do seu papel de parede.
Na tela de bloqueio uso um papel de parede há tanto tempo que nem me lembro mais de onde veio. Na minha galeria ele data de 17/07/2015 e acho que desde muito próximo que é meu papel de parede de bloqueio, ainda mais que utilizo aparelhos com tela AMOLED, que valoriza o preto. Acho que dá um belo contraste com o texto.
Na tela principal uso um papel de parede retirado do canal de papéis de parede do @BarbaSouEu, no Telegram. Acompanho ele em outras mídias já tem tempo e sempre tem coisa legal por lá. Gosto de imagens que não são necessariamente fotos ou paisagens para o fundo de tela e formas geométricas e coloridas dão um bom contraste com a tela de bloqueio. Principalmente porque minha tela fica bem preenchida e outras imagens perderiam o sentido por não serem tão vistas.
Por que a sua tela inicial é do jeito que é?
A tela de bloqueio é uma decisão estética. Não vejo as notificações (o celular durante o expediente fica no silencioso); quando quero olhar uma notificação já desbloqueio. O relógio, grande assim, fica bacana sobre a explosão de cores primárias e o meu eemail é informativo, digamos que fica ~chique. A configuração dos textos e tamanhos são feitos no LockStar e ClockFace, complementos do excelente aplicativo de personalização Good Lock, da própria Samsung.
A tela inicial é uma decisão de coisas que mais uso. O widget de clima, calendário e ícones de aplicativos mais usados. Bring! (para listas de compras, compartilhadas com minha companheira), Lembretes da Samsung (para lembretes que eu precise colocar um alarme por algum motivo para não esquecer), Plus Messenger (aplicativo do Telegram), WhatsApp (Brasil, não preciso falar mais nada), Edge (meu navegador, porque ainda gosto de fazer coisas por sites nem sempre por aplicativos) e o Google Mapas.
Por uma questão estética não tenho o que a Samsung chama de “barra de favoritos” na base da tela. Meus ícones são dispostos de maneira diferente, sem respeitar a grade padrão das telas iniciais (também por modificação através de do complemento Home UP do Good Lock).
Como usuário de aparelhos da Samsung, uso o Painel Edge, onde tenho outros aplicativos que utilizo com frequência como, Enpass (gerenciador de senhas), Authy (2FA), Google Fotos, Calculadora, Minhas Finanças, Bike SP (faço parte do grupo do projeto piloto, e comentei sobre no meu blog).
Qual é a dos widgets?
Uso apenas dois, clima e agenda. É o que eu preciso no dia a dia, não tem muito mais o que dizer.
Quais os aplicativos que você mais usa?
No geral são os que estão na tela inicial e Painel Edge.
Plus Messenger e WhatsApp para conversas, o Bring para listas de compras, o Bike SP atualmente para registrar minhas viagens de bicicleta de casa–trabalho e o Lembretes, sempre tem alguma coisa que preciso fazer no final do dia ou ao chegar no trabalho e um lembrete rápido com horário ajuda demais.
Qual o aplicativo mais obscuro/estranho/surpreendente que você usa e gostaria que mais gente conhecesse?
Hoje eu diria que é o Bike SP, por ser um projeto em estudo para viabilizar uma política pública que foi proposta já tem um tempo pela prefeitura de São Paulo, na gestão do Haddad.
Não aqui no Manual (não vou chamar de MdU 😆), mas o gerenciador de senhas e o aplicativo de 2FA (Enpass e Authy) talvez sejam estranhos no geral.
O Bring também não é tão comum assim, muitos usam conversas no WhatsApp (ou afins), notas compartilhadas… Gosto do visual da lista no Bring e lá o objetivo é apenas a lista, não existe grande controle de valores dos produtos ou alguma outra gestão. Mas é possível usar para outras listas de compras que não mercado, feiras e similares.
Não poderia esquecer do Good Lock, aplicativo de personalização da Samsung. Ele é fundamental para que minha tela inicial e de bloqueio tenham a cara que têm. Aliás, é com ele que na última atualização da OneUI permitiu que eu usasse o Android com gestos, sem aquela “barrinha de dicas” como tem no iPhone. Antes você conseguia tirar dos aparelhos Samsung, mas nas últimas atualizações da OneUI ficou impossível e é com o NavStar que consigo. O celular fica “du futuru” assim 😆

Sobre lista de compras em mercado, vi no YouTube uma ótima dica de app Android bem simples para economizar no mercado, se chama Busca Preço.
Você escaneia ou digita o código de barras de um produto e ele te mostra a média de preço do produto na sua região, simples assim.
E como ele monta a base de preços? Ele tem outra opção para você escanear o comprovante de compras, assim ele pega todos os produtos e preços da sua região e salva para alimentar a base de dados do app.
Baixe agora mesmo o app que pode te ajudar a economizar nas compras de supermercado. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.buscapreco
Queria um app assim para iOS.
Bring até tem muitos adeptos, hahaha. Comecei a usar depois que vi alguém falar por aqui dele
Mais do que eu imaginava.
Quando respondi ao questionário ainda só tinha o post do Ghedin, não tinha como saber dessa comunidade do Bring! aqui no Manual.
Uma das coisas mais legais que acho do Bring! é conseguir ordenar as categorias para que organizar a lista.
Aqui coloquei a ordem das seções na mesma ordem das prateleiras e seções do supermercado que eu vou. Assim a compra flui bem melhor, sem ter que ficar indo e voltando na lista.
Oie, você censurou a cidade na tela de bloqueio mas não do widget do clima.
Claramente eu não estava tão preocupado assim com isso.