Mês do Cliente: até 50% de desconto na Insider com o cupom MANUALDOUSUARIO

Dicas e orientações para os comentários

Ao contrário dos portais de notícias e de outros lugares da internet, no Manual do Usuário os comentários são legais. Esta página é um guia rápido para auxiliar quem participa dos debates a usar melhor os nossos recursos e entender como funciona a moderação.


1. Regras de convivência

  1. Quando você se comunica via internet, tudo o que vê é uma tela, mas atrás dela existem pessoas de carne e osso, com sentimentos. Sempre tenha isso em mente antes de mandar um comentário. Quando estiver respondendo alguém, questione-se: “Eu diria isso na cara da pessoa?” Se a resposta for “não”, reconsidere sua resposta. Em outras palavras, tente não ser desagradável.
  2. Sempre parta da premissa de que as pessoas com quem você está conversando são suas amigas, e não suas inimigas, e que estão dialogando de boa-fé, sem ironia, sarcasmo ou segundas intenções.
  3. Cuidado com a escrita. Não precisa ser um Machado de Assis, mas tente se fazer entender. Nossa comunicação é por texto escrito, um formato que dá brechas para interpretações diversas. Por isso, tente ser o mais objetivo e claro possível.
  4. Não se exige cadastro prévio para comentar aqui. Comentários anônimos ou publicados sob pseudônimos são bem-vindos.
  5. Reservo-me o direito de apagar ou editar, de pronto, qualquer comentário considerado ofensivo, que contenha desinformação explícita ou de fontes não confiáveis, com sinais de spam ou que, de qualquer outra forma, contribua para desestabilizar o ambiente. Sempre que possível e conveniente, aviso o(a) autor(a) da exclusão e do que a motivou (pelo e-mail fornecido junto ao comentário).
  6. No mesmo sentido, “meta comentários”, ou seja, aqueles que apontam erros de digitação, que são recados para mim ou ainda que não dialoguem diretamente com o assunto em debate, poderão ser excluídos.
  7. No Órbita, reservo-me o direito de alterar títulos e links a fim de manter os padrões de correção ortográfica, estilo e observância às demais regras de convivência. Em mudanças maiores, farei um esforço para avisar o(a) autor(a) da conversa modificada.
  8. A fim de manter nossas conversas, dicas e recomendações desinteressadas, é proibido veicular links de afiliados/comissões/indicações nos comentários ou em conversas/posts no Órbita. Links flagrados com parâmetros do tipo serão atualizados de pronto e o(a) autor(a) não será notificado(a).
  9. O uso de inteligências artificiais gerativas, como ChatGPT, não é proibido, mas desestimulado. O Manual é uma comunidade de pessoas e tem seu valor nas interações genuínas, ainda que imperfeitas, de pessoas de carne e osso. Usos pontuais, como traduzir ou resumir um texto, são válidos — em pequenas doses e sinalizados. Exageros serão alertados pela moderação e, em caso de reincidência, podem gerar suspensões ou banimento.

2. Selo de verificação

O selo de verificação (Selo de verificação) sinaliza que o(a) comentarista em questão é registrado e está logado(a) no site. Apenas isso.

O cadastro no Manual é gratuito.


3. Formatação do texto

Os comentários podem ser formatados usando Markdown ou HTML básico.

Markdown é uma sintaxe de formatação para texto puro usando sinais simples que mantêm o texto legível a seres humanos. Por exemplo, **negrito**. A sintaxe básica é a seguinte:

  • **texto**, para deixar em negrito.
  • *texto*, para deixar em itálico.
  • `texto`, para sinalizar um trecho de código.
  • ›texto, para destacar uma citação (use como se fosse um parágrafo).
  • [texto](link), para criar um link.

O HTML é uma linguagem de marcação bem simples, a base de toda a web — incluindo esta página que você está lendo. Diferente do Markdown, o HTML funciona com tags indicadas pelos sinais < e >. Para deixar um trecho em negrito, por exemplo, <b>escreva assim</b>.

O WordPress permite um rol limitado de tags HTML no formulário de comentários. As mais importantes/úteis são estas:

  • <b>texto</b>, para deixar em negrito.
  • <i>texto</i>, para deixar em itálico.
  • <code>texto</code>, para sinalizar um trecho de código.
  • <blockquote>citação</blockquote>, para destacar uma citação (use como se fosse um parágrafo).
  • <a href="link">link</a>, para criar um link.

4. Errei meu comentário, e agora?

Caso erre ou queira fazer uma edição em seu comentário, responda ele indicando a alteração e assim que a moderação visualizar, o comentário original será editado e a resposta/correção, excluída.


Atualizações

Inclusão do “tente não ser desagradável” na regra de convivência #1. Remoção do tópico sobre imagens de exibição (avatar). Simplificação do texto em vários pontos.

Tópico 5 (“Errei meu comentário, e agora?”) editado para refletir remoção do plugin de editar comentários.

Inclusão das regras de convivência #8 e #9, de exemplos da sintaxe Markdown e alteração do item #5 para contemplar a edição/exclusão de comentários pelos próprios autores.