Entrevista com Amanda Calazans, da newsletter Estado Bruto
Nota do editor: Uma série de entrevistas com pessoas que mantêm newsletters presentes no diretório de newsletters brasileiras. Leia as outras entrevistas.
Qual é a sua newsletter?
Fale um pouco de você, Amanda.
Sou Amanda Calazans, jornalista de Anápolis (GO), e vivo em São Paulo. Edito a Estado Bruto, newsletter mensal de literatura e outras artes sobre o Centro-Oeste.
Como surgiu a ideia de lançar uma newsletter?
Depois de fazer algumas pautas sobre livros do Centro-Oeste, esse cenário ainda raro na literatura brasileira, percebi que gostaria de continuar cobrindo o tema, mas que nem tudo interessaria a um jornal tradicional de São Paulo. Então encontrei esse espaço na caixa de entrada de pessoas interessadas.
Qual é o seu processo criativo para escrever uma nova edição?
Cada edição da Estado Bruto tem um texto maior (crônica, ensaio, resenha?) sobre um livro relacionado ao Centro-Oeste e notas com indicações quentes de exposição, música, cinema e outras artes da região. Depois de enviar a newsletter na primeira quinta-feira do mês, começo a pensar no livro da próxima edição, que eu já posso ter lido ou não, tentando variar de alguma forma: cidade, gênero literário, autoria etc. Definido o livro, leio ou releio trechos durante uma semana, tomando notas e tentando encontrar um “grande tema” para o texto.
Em paralelo, procuro novidades nos cadernos de cultura de jornais, newsletters culturais, redes sociais de artistas e instituições, e seleciono o que acho mais legal. Na última semana do mês, reúno tudo o que tenho até ali, faço uma seleção mais rigorosa e começo a escrever a edição.
Sua newsletter tem uma assinatura paga ou gera dinheiro de alguma outra forma?
Não.
Pretende transformá-la em negócio/tentar fazer dinheiro com ela no futuro?
Sim.
Como pretende fazer isso?
Sem fechar o conteúdo nem comprometer a curadoria, gostaria de um dia passar o chapeuzinho para quem quiser e puder contribuir com os custos da newsletter: livros, ingressos, ilustrações exclusivas.
Que dispositivo(s) você usa para escrever e gerenciar sua newsletter? (O Manual do Usuário é um blog de tecnologia, afinal 😁)
As primeiras ideias começam num caderno Moleskine 9×14 que está sempre comigo. Quando não tenho o livro escolhido para a edição e não consigo comprar um exemplar a tempo, leio no Kindle (10ª geração). Com o Google Docs, escrevo no notebook (Samsung Expert NP350XBE) e reescrevo no celular (iPhone SE 2ª geração). Depois monto a newsletter no Substack.
Quem você mais admira e gostaria que respondesse essas perguntas?
Vanessa Barbara, da newsletter A Hortaliça.
Deixe um recado aos leitores do Manual do Usuário:
Se consegui criar a Estado Bruto, foi porque aprendi aqui – com os posts, com a comunidade, com a própria newsletter do Manual do Usuário. Vida longa a um dos melhores lugares da internet! No mais, comecem projetos pessoais, é gostoso demais.
Estado Bruto está listada no nosso diretório, junto a outras dezenas de newsletters brasileiras.