Entrevista com Taty Guedes, da newsletter Vendo Palavras
Nota do editor: Uma série de entrevistas com pessoas que mantêm newsletters presentes no diretório de newsletters brasileiras. Leia as outras entrevistas.
Qual é a sua newsletter?
Fale um pouco de você, Taty.
Sou formada em Letras e Tradução pela antiga e saudosa Unibero, e atuo como tradutora e revisora desde 1997. Na área de tecnologia, traduzi produtos e sites que vocês usam todos os dias! Há três anos estou trabalhando no mercado editorial e já tenho mais de 60 livros trabalhados. Também escrevo e tem contos meus publicados em coletâneas por aí.
Nascida em São Paulo, já morei na Irlanda e nos EUA, e hoje vivo em Porto Alegre com meu filho, William, e nossos cinco companheiros felinos.
Como surgiu a ideia de lançar uma newsletter?
Eu queria falar de coisas que passam pela minha cabeça, ou pelas quais eu fico obcecada, sem importunar minhas amigas o tempo todo. A newsletter é o meio ideal para isso: eu falo do que quero e cada edição conversa mais com uma pessoa ou com outra.
Qual é o seu processo criativo para escrever uma nova edição?
Eu anoto durante a semana algo que me chamou atenção, algo com que estou encucada, e aos domingos cedinho, com a casa, o prédio e a rua ainda em silêncio, vejo se aquilo dá um texto. Às vezes não dá, aí escolho resenhar algum filme, série ou livro. O importante é não virar um TRABALHO, assim em maiúscula, porque é algo que eu faço para me contentar.
Sua newsletter tem uma assinatura paga ou gera dinheiro de alguma outra forma?
Sim.
Como
Minha rede de apoiadores pagos é bem pequena, com só 18 pessoas, mas eu sou muito grata por ter despertado esse interesse nelas. A recompensa para os assinantes pagos é uma newsletter exclusiva por mês e um “Desclube” do livro com encontro quadrimestral. O Desclube é assim: eu escolho um tópico e no encontro cada pessoa leva obras que abordem esse tópico. É muito interessante ver como cada pessoa entende o tópico de uma maneira, e mais ainda como cada livro traz o tema.
O que você usa para escrever, editar e gerenciar sua newsletter?
Bem simplona, eu escrevo no Word, copio e colo o texto no Substack e é isso! Como falei, tem que ser simples, porque meu tempo é escasso e eu quero que seja divertido.
Quem você mais admira e gostaria que respondesse essas perguntas?
Deixe um recado aos leitores do Manual do Usuário:
Oi, pessoal! Obrigada por lerem a entrevista e espero que gostem das minhas cartinhas! E obrigada por lerem o Manual, que faz um trabalho tão bacana :)
Vendo Palavras está listada no nosso diretório, junto a outras dezenas de newsletters brasileiras.