O que tem no meu celular
Após muitos pedidos e ensaios, estreia hoje a seção “O que tem no seu celular?” Quer participar? Preencha este formulário. Tomei a liberdade de ser o primeiro “convidado” para que as minhas respostas sirvam de exemplo aos que se seguirão. Todos os links de apps levam à App Store, Play Store ou F-Droid.

Qual o seu nome e o que você faz?
Rodrigo Ghedin. Aprendi a fazer sites no início dos anos 2000, me meti com jornalismo um tempo depois e acabei aqui, no Manual do Usuário.
Qual celular e sistema operacional você usa?
Uso um iPhone SE (2022) com o iOS 18.5.
Fale um pouco do seu papel de parede.
Meu papel de parede é o padrão do iOS 18. Sempre uso o padrão da versão atual. Gosto desse porque ele é bonito e muda as cores no decorrer do dia. (Apesar de que alguns padrões, como o da manhã, dificultem ler a barra de status no topo da tela.
Por que a sua tela inicial é do jeito que é?
Minha tela inicial é uma mistura de praticidade e incentivos positivos. Praticidade para manter sempre à mão apps de que preciso em momentos-chave, como os de transporte/locomoção. Os incentivos positivos consistem em tirar da minha frente aqueles que tento usar menos no celular, como o e-mail e o navegador web.
Arranjo os ícones na fileira inferior para alcançá-los com o dedão. Meu celular é um dos últimos que podem ser usados com uma mão só. (Também uso muito aquele recurso que traz a tela para baixo, dando dois toques leves no botão Iniciar.)
Mantenho alguns widgets na tela à esquerda da principal: calendário do mês, nível de bateria (por causa dos AirPods) e hábitos ruins que estou tentando largar e episódios de enxaqueca, que monitoro como o Days Since. Uma coisa legal desse app é que ele mostra o intervalo médio entre os eventos, o que é útil para acompanhar a evolução.
Quais os aplicativos que você mais usa?
Os apps que mais uso no celular são os de mensagens (Signal e WhatsApp). Outros que merecem destaque são os de tarefas (Lembretes) e calendário (Calendário), embora sejam mais “reativos” (lido com as notificações/alertas).
Qual o aplicativo mais obscuro/estranho/surpreendente que você usa e gostaria que mais gente conhecesse?
Não sou de manter muitos apps instalados no celular e priorizo os padrões, que acho bons o suficiente e costumam ter uma integração maior com o (ecos)sistema.
Dito isso, o meu preferido é o NetNewsWire, um agregador de feeds (RSS, Atom, JSON). É muito bem feito, leve, agradável de usar. Se todos os apps que uso no dia a dia fossem tão bem feitos como o NetNewsWire, acho que usaria mais o celular. (Talvez essa não seja uma boa ideia!)
O app Meu Condomínio talvez chame a atenção. É (de longe) o pior app no meu celular e um efeito colateral de fazer o Manual: é o preço que pago por negar a cessão da minha biometria facial para entrar e sair do condomínio.
Quem diria que a tela do Ghedin seria minimalista… Hehe.
Achei curioso a ausência dos aplicativos de banco e do whatsapp. Você os oculta ou simplesmente não os têm instalado no seu aparelho?
Tenho sim, mas não os deixo à vista. O iOS, faz alguns poucos anos, ganhou um equivalente à gaveta de apps do Android e passou a permitir apenas uma tela. Quando preciso de um dos apps que não ficam ali, uso a busca ou essa gaveta (que, no lado da Apple, chama Biblioteca de Apps).
Realmente o app MeuCondominio é um desastre.
E legal esse DaysSince para registrar eventos recorrentes e depois avaliar. Dado é tudo – informação é além!!! Vou testar!!
no meu condomínio não uso o aplicativo simplesmente crie uma automação que usa a API do aplicativo, tudo usando o Shortcuts da apple.
Compartilha com a gente!
Incrível, apreciaria muito essa opção também (embora meu condomínio use outro app).
Ótima ideia de série de posts!
Ué Rodrigo Ghedin, você não tinha mudado para um Android? um Galaxy A55?
Mudei, mas reverti a mudança duas semanas depois. O A55 é grande demais.
Entendo, mãos pequenas, fofo. kkkkkkkk E o conforto também né
Vou ser sincero, estranhei um pouco. Terminei de ler e pensei “não e possível que o Ghedin tenha apenas esses aplicativos no celular”.
Depois entendi que o iOS permite agora esconder os aplicativos e o que tá aí é apenas o que tem na tela inicial. Eu não acompanho mais com tanta atenção e perdi o bonde de quando isso mudou, ou simplesmente esqueci por não usar.
Entendendo isso achei bem interessante, também tenho pouquíssimas coisas na tela inicial, vou me programar pra mandar também.
Isso! Tenho um punhado de outros apps que uso vez ou outra e, por isso, não deixo à vista. Quando preciso deles, uso a busca ou a Biblioteca de Apps (a tela à direita da inicial, como se fosse a gaveta de apps do Android).
Vou passar usar o NetNewsWire, o Feedly está mais bugado do que outra coisa.
Eu também uso NetNewsWire, só que no iPad, é ótimo!!!
Off topic:
Gostei dos widgets e perguntei ao perplexity se o aplicativo Days Since é pago ou se tem limitações na versão gratuita, e uma das fontes que ele me deu como base da resposta é um post do Manual de 2023. Quem disse que a IA só fala mentira? rsrsrs
excelente ideia de série de posts! acho que vou mandar a minha!
Acho que o que mais me supreendeu foi o Apple Podcasts (sou fã do Overcast). Gostei dos widgets.
Já testei o Overcast e não curti muito. O Apple Podcasts funciona bem e se adapta melhor à maneira como eu ouço podcasts.
meudeus que PAZ esses prints!!! o meu é entupido de apps que não consigo me desfazer porque todo e qualquer serviço ou produto hoje em dia pede uma desgraça de app rs vou até colocar na meta uma limpeza digital do celular haha
Pior que tenho muitos desses apps também, só não os deixo sempre à vista. Uso a busca ou a Biblioteca de Apps para encontrá-los quando preciso.
Esse espaço entre o Google Maps e Apple Music precisa ser preenchido, por questões estéticas (TOC).
Também me incomodei. Rsrs
Eu achei bem interessante. Acredito que app que não uso com muita frequência acabam ficando aqui em alguma pasta. Tá aí uma boa idéia, não ter nada que não uso com frequência em minha tela inicial e nem ocupando espaço no celular. Aqui na minha tela inicial por algum motivo ainda deixo o ícone do telefone, que nunca uso, sério, mesmo trabalhando na parte comercial as ligações são feitas através do WhatsApp.
O Ghedin pode tentar disfarçar no print, mas a gente sabe muito bem que o hábito que faz zero dias é “mexer no leiaute” rs.
Falando sério, foi muito “auê” pra optar por não cadastrar biometria facial? No meu prédio às vezes se fala de substituir as tags que usamos hoje em dia por esse outro sistema, e eu provavelmente preferiria outro caminho, também, mas imagino que muita gente torceria o nariz… Preocupar-se com privacidade e proteção de dados, no Brasil, geralmente é nadar cachoeira acima.
Foi tranquilo, o que me surpreendeu na época. Quando a síndica avisou da mudança, falei com ela que não gostaria de ceder a biometria e perguntei se haveria alguma alternativa. Aí ela comentou do aplicativo. Baixei, ela cadastrou/ativou meu número e boa.
Pena que o aplicativo seja muito ruim. O nível de qualidade: por algum motivo, se abro ele enquanto estou ouvindo música nos fones de ouvido, o áudio da música (!) fica super alto e estourado. E o mais curioso é que o app não tem permissão no sistema para acessar o microfone 🤷
Aqui foi complicado.
Pedi informações a respeito, não obtive até hoje (já faz uns 2 anos) e instalaram mesmo assim (embora TAG ainda funcione em quase todas as entradas, exceto em uma delas).
Voltando aos questionamentos feitos, o que tive por resposta do representante da empresa naquele momento foi “não sei exatamente essa questão técnica” (o que é plausível, era o dono da empresa, que é relativamente pequena. Eles trabalham com portaria remota há algum tempo, mas ele não é um cara técnico). Ele se comprometeu a passar as informações técnicas (o que já adiante que não aconteceu), mas os demais moradores (!) responderam que não precisava me preocupar, pois existe LGPD pra esses casos.
Tudo isso pra não carregar uma tag NFC bem simples de usar ou digitar uma senha!
Simplesmente não consigo explicar. Certamente essas empresas se tornarão alvo de ataques cibernéticos.
Bem direta e funcional sua home, segui até o exemplo, e “despoluí” um pouco a minha aqui, e apesar de usar alguns poucos apps na rotina, tá muita coisa instalada que vou tirar uma hora e ver o que é desnecessário e mandar de arrasta do celular.
Boa Ghedin, adorei a ideia!
Adorei a ideia Ghedin ,vai ser um sucesso no site!