Este botão desativa o Meta AI e aumenta a privacidade em conversas no WhatsApp
Lembra quando o WhatsApp era só um aplicativo de mensagens levinho? Saudades. Hoje há tantas funções, tantos anúncios de novidades que, às vezes, algumas úteis passam batidas.
Por acaso, dia desses topei com a “Proteção avançada da conversa”, disponível nas opções de grupos e de conversas individuais. Foi lançada em abril deste ano.
Ao ser ativada, três coisas acontecem:
- Desabilita a exportação da conversa. Isso dificulta o repasse das mensagens para terceiros e o processamento delas por IAs externas, como o klinsmann ensinou no Órbita.
- Desabilita o download automático de mídias.
- Por fim, desabilita o acesso à Meta AI, a irritante IA da Meta que, por padrão, pode ser invocada digitando
@metaem uma conversa.
Infelizmente (mas não surpreende), não existe um botão geral para ativar a proteção avançada em todas as conversas; só dentro da opções de cada conversa.
Diante da impossibilidade de usar um aplicativo melhor, como o Signal, é uma boa opção para ativar quando assuntos sensíveis estão sendo debatidos.
No Android não encontrei.
Realmente falta um tutorial no blog do WhatsApp porque não fazem questão nenhuma de que ativemos isso. Você clica no nome da conversa (pessoa ou grupo) e aparece no mesmo menu que tem Criptografia, Mensagens temporárias e Conversas trancadas. Geralmente é a última opção.
Clica no chat com alguém, depois vai no perfil da pessoa (lá em cima no nome dela), e finalmente desce até achar a opção ‘Advanced Chat Privacy’ (ou seja lá como isso está em português).
O WhatsApp é tão tosco que não tem como ativar isso globalmente, e, além do mais, ele envia uma mensagem pra pessoa pra informar o que você optou de privacidade — não faz qualquer sentido!!! E, claro, o elefante no quarto: quem garante que ao ativar essa opção qualquer coisa diferente vai acontecer? Não é implicância gratuita; a Meta tem um longo, bem looongo histórico de falta total de respeito com a privacidade de seus usuários, incluindo várias processos que perderam. Lamentável.
Ao avisar a outra pessoa, fica a dúvida se o outro lado não pode simplesmente desativar e aí ficamos numa briga de gato e rato.